Novo SO, nova vida

De volta ao blog, foi tentar relatar e documentar aqui algumas mudanças do ponto de vista de Sistema Operacional e Ambiente em meu notebook.

Até alguns meses atrás eu era um usuário do GnomeUbuntu, uma versão do Ubuntu com a interface Gnome3 – que eu particularmente gostei bastante.

Mas ai decidi por tentar novas experiências e parti para o Linux Mint, com o Cinnamon como interface. O Cinnamon é um derivado do “gnome antigo” (Gnome 2), mas com muitas melhorias. Achei seu desempenho espetacular – apesar de alguns bugs eventuais que podem ser resultado da mistura com meu diretório “home” do gnome-shell.

Bem, agora quero partir para algo um pouco mais elaborado. Vou tentar voltar a usar o Debian (testing talvez?), mas sem as interfaces tradicionais. Vou tentar migrar para o i3wm, um gerenciador de janelas baseado em “tiling”.

Junto a ele também vou tentar utilizar o homesick , um gerenciador de arquivos de configuração que promete ajudar muito a manter suas configurações de um sistema operacional para outro.

E, por fim, vou tentar trocar minhas configurações personalizadas do VIM por uma “distribuição” do vim bem completa, o SPF13. Não sei exatamente quando conseguirei montar esse ambiente todo, mas assim que o fizer volto aqui para documentar e contar como foi/está sendo a experiência.

Agradecimentos do Capi Etheriel pelas indicações! =)

Outras Refs:

Debian issues:

http://blog.josefsson.org/2010/10/25/debian-on-lenovo-x201/

http://www.pbandjelly.org/2010/07/debian-squeeze-on-a-thinkpad-x201/

http://www.linlap.com/lenovo_thinkpad_x201

http://forums.lenovo.com/t5/Linux-Discussion-Knowledge-Base/Realtek-Wifi-Drivers-for-X201-running-Linux/ta-p/313670

http://nodebox.metaforix.net/articles/debian-wheezy-on-lenovo-thinkpad-t420

https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=142992

Problema de Áudio:

Instalar o alsa, o pulseaudio e depois rodar alsactl init

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *